sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Quando acabar....?



Fiquei a pensar neste "achado" da net, ainda mais pensativa fiquei quando me lembrei de uma passagem de um livro que acabei de ler na semana passada.

A frase pode reportar-se a relações amorosas, sexuais, de amizade, afinal em qualquer acto que cometemos com o corpo e coração investimos amor. O problema é que onde há muito sentimento, também é usual encontrar, por acréscimo, dor.

Curiosa fui procurar o livro Quando Nietzsche Chorou, de Irvin D. Yalom, e lá encontrei a passagem referente a uma frase proferida por Nietzsche:
" é melhor acabar com o matrimónio do que deixá-lo acabar consigo" (...) "a relação conjugal só é ideal quando não é necessária para a sobrevivência do parceiro (...) para se relacionar plenamente com outro, precisa primeiro de se relacionar consigo mesmo. Se não conseguimos abraçar a nossa própria solidão, usaremos simplesmente o outro como um escudo contra o isolamento. Só quando se consegue viver como a águia, sem absolutamente nenhum público, se consegue voltar para outra pessoa com amor; só então se é capaz de preocupar com o engrandecimento do outro ser humano. Ergo, se é incapaz de desistir do casamento, então o casamento está condenado".

Se meditar sobre ambas as afirmações, a do gif e a literária, chego à conclusão que há muitas relações que sobrevivem à custa de sofrimento, mesmo que este não seja totalmente consciente.

Bem hoje deu-me para aqui...sorry.

Bom fim-de-semana!

Beijos prometidos

24 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Está fantástico e encerra uma verdade absoluta... pena que seja visível apenas a uma minoria...
    Beijinho para ti, mulher valente! :)

    ResponderEliminar
  2. Não tenho duvida que muitas relações sobrevivem à custa da dependência do outro.
    Algumas pessoas preferem viver em negação, em sofrimento, do que viverem sozinhas e poderem ter uma certa paz de espírito, simplesmente n são capazes.

    Gosto de viver sozinha e nesta fase da minha vida, n me vejo a viver uma relação onde n tenha espaço, acho que sufocaria.

    Bjooo

    ResponderEliminar
  3. shelyak:
    Foi realmente um post diferente, cerebral ao invés de sensorial.
    Obrigada pela paciência de me leres e me mimares com comentários assim.
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  4. Canuca
    Mais uma vez estamos plenamente de acordo!
    Nesta fase da minha vida, prezo mais do que tudo a minha liberdade seriamente conquistada.
    Relações sim, "prisão" não.
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  5. E concluiste muito bem...

    mas olha que no melhor pano cai a nódoa. Eu que nunca tive problemas em estar sozinha nem em ser uma mulher independente e não tenho espiríto masoquista já me vi presa pela beiça a aceitar coisas que hoje visto à distância só me apetece encher-me de bofetadas...

    bjo

    ResponderEliminar
  6. Maria Manuela
    Quem nunca fez o que tu fizeste, que se jogue à água.
    Também já me auto penitenciei por erros relacionais! Não julgues que sou diferente...
    Faz parte do caminho...
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  7. Sempre adorei e alimentei a minha solidão, e não a dispenso por nada. Sou a minha melhor companhia.
    Acredito que a maior parte das pessoas se escraviza em relações de todos os tipos, só para não estar só. Eu nunca consegui entender isso, nem em criança, que optava muito por brincar sózinha. As pessoas cansam-me e a maioria, dá-me tédio.
    Beijos e boa noitinha

    ResponderEliminar
  8. Laura
    Mais uma vez estamos de acordo, sempre gostei da minha companhia, quando se proporciona compartilho o tempo, o espaço corpóreo,as ideias... mas liberto e deixo os outros libertarem-se . Daí não compreender o motivo de muitos insistirem numa relação sufocante e/ou desmotivante.
    Bom fim-de-semana
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Desire, bom fim de semana, recheado de belas tesões e não menos belos mites, broches e fodas.

    Porque só com isso tudo o fim de semana é perfeito.

    Beijinhos entesados.

    ResponderEliminar
  10. Umas à conta do sofrimento...outras à conta das aparências...

    não penses nisso.
    kissinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Bom fim de semana também para ti e, em troca dos beijinhos prometidos, deixo-te beijinhos cheios de tesão, que também são lindos...

    :)

    ResponderEliminar
  12. Bem, vim te dar um olá e beijinhos de fim de semana!
    {íSiS}

    ResponderEliminar
  13. cheio de tesão:
    Obrigada!
    Desejo-vos o mesmo a ti e à tua A.
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  14. bombocaa
    Um bom fim-de-semana para ti tb!
    Diverte-te.
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  15. {Ísis}
    Obrigada, minha querida.
    Bom fim-de-semana para ti também
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  16. cheio de tesão
    Beijinhos cheios de tesão ultrapassam, sem dúvida, os prometidos... ;)))
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Eu por algumas vezes tbm já optei por ficar sozinha do q ficar c uma
    pessoa q iria me vigiar os passos,
    prezo bastante minha liberdade,eu assisti ao filme com o mesmo nome do livro,é muito bom mesmo,

    Bjus.

    ResponderEliminar
  18. Jade
    Gostei deste teu comentário, onde estou em comunhão de ideias ctg.
    Obrigada por este miminho!
    Bom fim-de-semana!
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  19. grande verdade nietzschiana essa...

    ResponderEliminar
  20. Alcova dos sentidos:
    Plenamente de acordo

    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  21. Aqui esta um post que adorei, não podia estar mais de acordo, embora me tenha deixado a pensar no assunto.......

    Bj

    ResponderEliminar
  22. Minhoquinha
    Assim fiquei eu com o tal gif, que me remeteu para o livro!
    Ainda penso e pensarei nisso.
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar
  23. Lindo post !!
    Realemnte quando a relação não está bem, é melhor acabar do que sofrer e fazer sofrer... haja coragem para tal acto !!

    Eu moro sozinha por opção.. preferi a ter que "suportar" alguém, só para dizer que vivia com alguém...
    Por vezes é dificil... mas, plo menos não engano ninguém.. nem mesmo a mim própria!!

    miminhos.. atrevidos!

    ResponderEliminar
  24. Bia
    Obrigada!
    Nisso somos muito parecidas: sexo com liberdade q.b.
    Bjs prometidos

    ResponderEliminar

Deixa comigo o teu desejo...
Beijos prometidos

(NOTA: Se não conseguir comentar com facilidade tente clicar com o lado direito do rato em cima do espaço onde deveria comentar e em "este frame" escolher "abrir nova janela" e comentar então. Assim resulta sempre!)